Sobre o Veganismo

Olá, boa tarde!

Com as mudanças pelas quais a Biscoitinho está passando nesse momento, venho aqui falar um pouquinho de um tópico muito lindo e importante: veganismo.

Eu sou a Bia, filha da Carol, sou ovolactovegetariana há 6 anos e vegana há 1 ano.

O vegetarianismo pode ser considerado por alguns apenas uma dieta alimentar, nele está contida a ideia de abolir a carne de sua alimentação – por carne eu quero dizer: boi, vaca, porco, galinha, peixe e qualquer outro animal.

O veganismo vai um pouco mais além, porque, apesar de algumas pessoas pensarem que sim, o veganismo NÃO é uma dieta alimentar. O veganismo é uma filosofia e um estilo de vida. A ideia dele é diminuir ao máximo o seu impacto ambiental e o sofrimento causado aos animais, ou seja, ele suspende o consumo de carnes, assim como o vegetarianismo, e suspende também o consumo de QUALQUER produto de origem animal desde a alimentação (leite, ovos, mel, etc) até o vestuário (couro, lã, seda, etc) e também produtos testados em animais, ou empresas que financiam alguma coisa relacionada ao sofrimento animal, como rodeios.

O veganismo é um movimento de luta por aqueles que não tem como se defender da crueldade.

Pode parecer um tema um tanto quanto polêmico, porque a maioria de nós somos ensinados que precisamos dos nutrientes desses alimentos para a nossa saúde e bem-estar, mas isso não é verdade, o veganismo existe há muitos e muitos anos e nunca foi computado ninguém que contraiu uma doença por falta de proteínas, até porque não existe uma doença como essa. Eu mesma não como carne há 6 anos e nunca tive nenhum problema de saúde, sempre me alimentei bem.

Para a nossa saúde precisamos de dietas saudáveis e balanceadas, e isso é possível com o veganismo. O que muitas vezes pode acontecer é alguém vegano que não se alimenta corretamente, e provavelmente se essa mesma pessoa fosse onívora (comesse carne) ela também teria problemas de saúde, ou seja, independente da dieta alimentar que você decide praticar, você precisa se alimentar corretamente, porque assim como existem “porcarias” não veganas, existem as veganas também.

Mas o tópico que eu quero tratar com maior aprofundamento está relacionado com a consciência, a empatia e o amor por qualquer ser. Sobre retirar a espécie humana do centro de tudo e colocá-la como igual no ecossistema, porque nós não somos mais importantes que ninguém, temos nosso papel no mundo e é nosso dever usar nossas habilidades para o bem comum, e não só para nós mesmos. As grandes empresas que muitas vezes se dizem “eco-friendly” fazem pequenos gestos para compensar o grande desastre ambiental que elas geram, mas o que ninguém para para pensar é que esses pequenos gestos já não são suficientes, porque viver apenas de máscaras e não procurar ações e tecnologias que realmente ajudem o meio em que vivemos?

O veganismo te convida a usar sua empatia, a se colocar no lugar daquele animalzinho que está sofrendo, aquele animalzinho que já não conhece o seu papel no mundo, porque seus instintos foram anulados, pois ele nasceu e cresceu com apenas o propósito de morrer no abatedouro. Morrer para alimentar seres que não precisam desse alimento e se acham no direito de usufruir de uma vida desse modo. Além da ganância e do exagero da indústria.

Quando você compreende aquele ser como VIDA e o acolhe com AMOR, é impossível que você aceite a maldade a que ele é sujeito, pois todas as vidas são igualmente divinas.

The second on your tongue is not worth a lifetime of torture. // O segundo na sua língua não vale uma vida de tortura.

Alissa White-Gluz

Então deixo aqui o convite para a reflexão.
Repensar os seus hábitos. Repensar onde você coloca o seu dinheiro, o que você coloca no seu prato, o que você passa na sua pele e no seu corpo. Por onde passam os seus pensamentos. É uma ampliação da visão e um descondicionamento da mente.

Uma atitude por amor e realmente consciente.

piedmont-2
Piedmont Farm Animal Refuge

Obrigada _/\_

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s